sábado, 4 de julho de 2009

Sopa de Legumes com carne


Sopa de legumes com carne

Ingredientes:
500g de chã de dentro
3 cenouras grandes
3 batatas grandes
150g de vagem
2 cebolas
2 dentes de alho
4 colheres de sopa de azeite
1 tablete de caldo de carne
3 colheres de sopa de molho de tomate
2l de água quente
1 colher de chá de sal
1 colher de café de pimenta do reino branca (de preferência moída na hora)
1 folha de louro
2 raminhos de tomilho

Prepare a carne: Lave a carne sob água corrente e fria, se desejar. Com uma faca bem afiada e sobre uma tábua de corte, retire toda a gordura excedente da carne. Corte em bifes e depois corte em pedaços menores. Ponha numa tigela e tempere com sal e pimenta e reserve.
Prepare os legumes e os temperos: Descasque, lave e pique as cenouras e as batatas. Faça um corte nas pontinhas das vagens sem cortar até o fim e puxe o fio que tem nas laterais delas. Depois pique cada uma em 3 ou 4 pedaços. Descasque a cebola e corte-a bem pequenininho. Descasque os dentes de alho com uma faquinha ou use um descascador apropriado. Esprema o alho com um espremedor ou corte bem pequeninho com uma faquinha.

Prepare a sopa: Numa panela, coloque o azeite para aquecer e esfarele o caldo de carne por cima. Junte as cebolas e o alho picadinhos e cozinhe um pouco até dourar. Acrescente a carne picada e temperada e doure-a no refogadinho das cebolas e alho. Coloque os raminhos de tomilho, as cenouras, as batatas e as vagens e junte a água quente. Deixe cozinhar até que fique tudo macio. Cozinhe sempre em fogo médio. Depois de pronto retire o louro e o tomilho e sirva quente, acompanhada de torradinhas amanteigadas.

Nenhum comentário: