sábado, 11 de julho de 2009

Doce de Gila

Doce de gila

A gila é uma espécie de abóbora que se assemelha a uma melancia. Entretanto, ao abri-la, nota-se a presença de uma polpa branca e fibrosa, com sementes grandes e escuras. No município de Bom Jesus, no Rio Grande do Sul, a gila é bastante popular. Lá, a fruta pode ser provada in natura ou na forma de doce.


Modo de Fazer:

A gila deve ser aberta jogando-a ao chão. Isso porque não deve haver contato com metais, como faca, que podem dar um gosto amargo ao doce.

Com as mãos, quebrar a gila em pedaços.Retirar os fiapos e as sementes com a mão.Lavar bem os pedaços em água fria até que a gila pare de espumar.Deixar os pedaços de molho, de um dia para outro, em água limpa.

No dia seguinte, levar a gila para cozinhar num tacho esmaltado, em fogo alto,colocando água aos poucos. Descartar a casca quando esta se separar da polpa da fruta. Retirar a polpa da panela e enxaguar com água fria. Em seguida, deixar escorrendo a polpa sobre uma peneira.

Numa panela, adicionar açúcar (a proporção entre o peso do açúcar e da gila deve ser 1 por 1) e cobrir com água. Formar uma calda em ponto de fio. Adicionar a gila. Acrescentar cravo e canela em rama a gosto. Ferver por aproximadamente 30 minutos. Esfriar e colocar o doce em uma compota de vidro.


Nenhum comentário: